6 de jun. de 2011

Impressionismo











Impressionismo foi um movimento artístico que surgiu na pintura europeia do século XIX. O nome do movimento é derivado da obra Impressão, nascer do sol em 1872 de Claude Monet, um dos maiores pintores desta corrente artística.










Os autores impressionistas não se preocupavam com os preceitos do Realismo ou da academia. A busca pelos elementos fundamentais de cada arte levou aos pintores impressionistas a pesquisar a produção colorida não interessados em temáticas nobres ou no retrato fiel da realidade, mas em ver o quadro como uma obra em si mesma. A luz e o movimento utilizando pinceladas soltas tornam-se o principal elemento da pintura, sendo que geralmente as telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor as variações de cores e das luzes da natureza. A decorrente arte visual do impressionismo foi logo seguida por movimentos idênticos noutros meios, os quais ficaram conhecidos como música impressionista e literatura impressionista.












Vicent Van Gogh também foi um dos pintores que iniciou o seu percurso artístico tendo como base os princípios do impressionismo, mas que cedo derivaram no que hoje chamamos pós-impressionismo.

























Nenhum comentário: