6 de jun. de 2011

Futurismo


O futurismo é um movimento artístico e literário, que surge oficialmente a 20 de Fevereiro de 1909, com a publicação do Manifesto Futurista, no jornal francês “Le Figaro”, pelo poeta italiano Filippo Marinetti.
Os adeptos do movimento recusavam o moralismo e o passado. As suas obras baseavam-se fortemente na velocidade e nos desenvolvimentos tecnológicos do final do século XIX.
Os primeiros futuristas europeus também apregoavam a guerra e a violência. O Futurismo desenvolveu-se em todas as artes e influenciou diversos artistas, que mais tarde, fundaram outros movimentos modernistas.
A pintura futurista foi explicitada pelo cubismo e pela abstracção. Mas o uso das cores vivas e contrastes, e também a sobreposição das imagens pretendia dar a ideia de dinâmica, deformação e não materialização por que passam os objectos e o espaço quando ocorre a acção.
Neste estilo procura-se expressar o movimento actual, registando a velocidade bdescrita pelas figuras em movimento no espaço. O artista futurista não está interessado em pintar determinado objecto, mas sim em captar a forma plástica à velocidade descrita por ele no espaço.
As suas principais características são a desvalorização da tradição e do moralismo, a valorização do desenvolvimento industrial e tecnológico, a propaganda como principal forma de comunicação, o uso de onomatopeias nas poesias, as poesias com uso de frases fragmentadas para passar a ideia de velocidade, as pinturas com uso de cores vivas e contrastes e a sobreposição de imagens, traços e pequenas deformações para passar a ideia de movimento e dinamismo.

Nenhum comentário: