6 de jun. de 2011

Cubismo


O cubismo é um movimento artístico que surgiu no século XX. O quadro Les demoiselles d'Avignon", de Picasso, de 1907 é conhecido como referência inicial do Cubismo. Nele ficam evidentes as referências: a máscaras Africanas , que inspiraram a fase inicial do cubismo, juntamente com a obra de Paul Cézanne.

O Cubismo representava as formas da natureza por meio de figuras geométricas. A representação do mundo passava a não ter nenhum compromisso com a aparência real das coisas.
O movimento cubista evoluiu constantemente em três fases: a fase cezannista ou cezaniana entre 1907 e 1909, a fase analítica ou hermética entre 1909 a 1912, e a fase sintética. Da fase sintética decorrem dois movimentos: o orfismo e a secção de ouro.
Historicamente o Cubismo derivou da obra de Cézanne, pois para ele a pintura deveria representar as formas da natureza como se fossem cones, esferas e cilindros. Entretanto, os cubistas foram mais longe do que Cézanne, pois tentam representar os objectos em três dimensões, numa superfície plana, sob formas geométricas, com o predomínio de linhas rectas. Não representam, mas sugerem a estrutura dos corpos ou objectos, representa-os como se movimentassem em torno deles, vendo-os sob todos os ângulos visuais, por cima e por baixo, compreendendo todos os planos e volumes.

Nenhum comentário: