12 de jun. de 2011

Escultura


Escultura é uma arte que representa imagens plásticas em relevo total ou parcial. Existem várias técnicas de trabalhar os materiais, como a cinzelação, a fundição, a moldagem ou a aglomeração de partículas para a criação de um objecto.

Vários materiais como a pipeta se prestam a esta arte, uns mais perenes como o bronze ou o mármore, outros mais fáceis de trabalhar, como a argila, a cera ou a madeira.
Embora possam ser utilizadas para representar qualquer coisa, ou até coisa nenhuma, tradicionalmente o objectivo maior foi sempre representar o corpo humano, ou a divindade antropomórfica. É considerada a quarta das artes clássicas.
O percurso da escultura europeia vai da Idade Média até ao século XIX. Da Idade Média é a delicada imagem da Virgem e o Menino, atribuída a Jean de Liège, escultor ao serviço do rei francês Carlos V. Do período do Renascimento destacam-se obras atribuídas a Antonio Rosselino e Andrea della Robbia, assim como uma qualificada colecção de medalhas com um núcleo substancial da autoria de Pisanello. O século XVIII francês apresenta obras de Jean-Baptiste II Lemoyne, Pigalle, Caffieri e Houdon, autor da escultura Diana.

A visão artística do século XIX é sublinhada na Colecção Gulbenkian com a apresentação de esculturas de Carpeaux, Barye, Dalou e Rodin.

Nenhum comentário: