6 de jun. de 2011

Classicismo

O contexto histórico do classicismo

À volta do mesmo espírito antropocêntrico da antiguidade faz com que o homem renascentista busque inspiração nos modelos artísticos e literários – nas obras – das antigas civilizações, principalmente nas da Grécia antiga.

Assim, as características das obras da antiguidade são trazidas de volta e são também chamadas de idade clássica e as obras produzidas naquela época são igualmente chamadas de clássicas.

Como a obra renascentista possui as mesmas características da obra da antiguidade, também ela é chamada de clássica e esse período artístico e literário, de classicismo.




Características do classicismo renascentista:
  • Antropocentrismo
  • Presença de elementos da mitologia
  • Presença de elementos do cristianismo
  • Preciosismo vocabular
  • Obediência à versificação
  • Figuras (em especial de personificação)
  • Racionalismo (=objetividade)
  • Universalismo (=generalização)

CARACTERÍSTICAS DO CLASSICISMO

1- Imitação dos autores clássicos gregos e romanos da antiguidade:
Homero, Virgílio, Ovídio, etc...
2- Uso da mitologia
Os deuses e as musas, inspiradoras dos clássicos gregos e latinos a parecem também nos clássicos renascentistas: Os Lusíadas: (Vênus) = a deusa do amor; Marte (o deus da guerra), protegem os portugueses em suas conquistas marítimas.
3- Predomínio da razão sobre os sentimentos
A linguagem clássica não é subjetiva nem impregnada de sentimentalismos e de figuras, porque procura coar, através da razão, todas os dados fornecidos pela natureza e, desta forma expressou verdades universais.
4- Uso de uma linguagem sóbria
Simples, sem excesso de figuras literárias.
5- Idealismo
O classicismo aborda os homens ideais, libertos de suas necessidades diárias, comuns. Os personagens centrais das epopeias (grandes poemas sobre grandes feitos e heróicos) nos são apresentados como seres superiores, verdadeiros semideuses, sem defeitos. Ex.: Vasco da Gama em os Lusíadas: é um ser dotado de virtudes extraordinárias, incapaz de cometer qualquer erro.
6- Amor Platónico
Os poetas clássicos revivem a idéia de Platão de que o amor deve ser sublime, elevado, espiritual, puro, não-físico.
7- Busca da universalidade e impessoalidade
A obra clássica torna-se a expressão de verdades universais, eternas e despreza o particular, o individual, aquilo que é relativo.

Nenhum comentário: