24 de nov. de 2007

Trailer de mais um filme que se reporta ao Barroco!

Este é o trailer do filme "Maria Antonieta" de Sofia Coppola. Uma produção de 2006 que conjuga de forma desconcertante a recriação dos ambientes barrocos do séc. XVII com uma banda sonora com música actual. Fica estranho mas até que agradável. Ao longo do filme vamo-nos habituando a essa conjugação até que por fim a entendemos como adequada.
Este filme já foi editado em DVD. Até pode ser que o consigas ver!
Se não, aqui fica uma pequena mostragem.
CR

20 de nov. de 2007

Trailer do Filme "Amadeus Mozart"

Pois para estudar o barroco não há melhor!! Dêem uma espreita a este trailer e vão rapidamente poder identificar os ambientes e modos de viver, de estar tipicos da época barroca, séc. XVII.

Composição de Mozart

Aqui tendes uma parte do filme de Amadeus Mozart que mostra bem o génio deste compositor e a sua capacidade criativa expressa através da música.

Trailer do Filme "Elisabeth"

Em pleno séc XVI, é quando se passa esta história!
Já se anunciam os principios do barroco que encontrará o seu auge no séc. XVII. vale a pena darem uma olhada neste trailer para observarem interiores, roupagens... a moda das cabeleiras ainda não tinha pegado!!

Palácio de Versailles

Uma obra arquitectónica tipicamente barroca...

16 de nov. de 2007

Akiane Kramarik

Esta é uma menina de 12 anos que desde os seus 4 anos de idade que desenha com precisão. Tem-se dedicado de corpo e alma à pintura e desenho deste essa altura. Façam a vossa avaliação!
Deixo aqui o link para a sua página pessoal na net.
CR

14 de nov. de 2007

Maritaca - que belo pássaro!!


Passaros V (maritaca), upload feito originalmente por Mr Clicks.

Acima de tudo é uma bela foto!!

10 de nov. de 2007

A caminho do livro digital...

O texto / reflexão de josé Afonso Furtado, com o título "O Píxel e o Papel", que se encontra disponível em http://www.ciberscopio.net/artigos/tema3/cdif_05_1.htm , deu origem a uma reflexão da minha parte sobre toda esta temática do livro digital.
Algures no seu texto o autor refere que os "e-books serão melhor compreendidos se forem vistos como uma evolução e não como uma revolução". Não sei!! Por muito que queiramos ver os e-books como uma necessária e inevitável evolução, soa-me realmente a uma revolução que arrasa e certamente modifica o conceito de livro, de autor e de leitor. Nomeadamente a escrita em hipertexto permite ao leitor tomar o seu próprio caminho na leitura de um texto abandonando decididamente a leitura sequencial e linear que caracteriza uma obra tradicional.
"... a possibilidade de os media digitais integrarem conteúdos multimedia e de os organizar de modo hipertextual e interactivo leva inevitavelmente à elaboração de “objectos informacionais” muito afastados do modelo fechado, linear e baseado primariamente na textualidade escrita própria do livro impresso."
Parece-me que se põe agora na escrita o problema que se pôs nas artes plásticas em meados do século XX com o aparecimento da arte conceptual. Nessa altura foi posto em causa o objecto artístico e o papel passivo do fruidor. A arte conceptual consegue de forma sublime libertar o público da intenção do autor podendo cada um seguir uma linha de pensamento bem distinta a propósito do mesmo objecto. Aliás estas permissas foram lançadas no ínicio do século XX com a primeira aguarela abstrata de Kandisky. Este artísta introduz pela primeira vez um tipo de línguagem que permite uma interpretação não linear e bastante própria de cada observador. Assim é o fruidor, leitor que faz a obra de arte e não o artísta. Ganha-se uma nova dimensão no conceito de arte, dimensão essa levada ao extremo na arte conceptual. Da mesma forma caminhamos para o livro digital e para a escrita em hipertexto. É o leitor que traça o seu próprio caminho e não o escritor. A "história" ganha assim uma dimensão pessoal de acordo com cada leitor. Não será isso uma grande revolução na escrita assim como foi o abstrato para a arte?
O autor do texto de referência ainda acrecenta: "Os livros e a leitura encontram-se inextricavelmente ligados à cultura e a sociedade, e por isso os costumes, necessidades e objectivos sociais e culturais não podem ser ignorados. E a finalidade do desenvolvimento dos e-books não é a de substituir os livros impressos mas explorar e compreender o que podem oferecer estas novas tecnologias de informação e comunicação no apoio à interacção entre as pessoas o conhecimento registado..."
Da mesma forma que uma linguagem figurativa, realista ou naturalista e passiva continua a existir nos nossos dias a par de uma linguagem abstrata, dinâmica e interactiva, assim me parece que coesistarão os e-books e os livros tradicionais tal como os conhecemos nas nossas bibliotecas e estantes.

Ou será a minha dificuldade em aceitar o desaparecimento do objecto livro com certo??

CR

9 de nov. de 2007

Bauhaus

Bauhaus foi a primeira escola de design do mundo. Desenvolveu o conceito de design e difundiu-o em larga escala. Vale a pena uma visita por este site!
http://www.bauhaus.de/english/

Designboom

Aqui fica o link para este site do designboom que vos pode manter actualizados em matérias de design indústrial. Ainda nos oferece a possibilidade de recebermos a sua newsletter pelo nosso email. Interessante!

http://www.designboom.com/eng/

Até onde chegará a criatividade humana?
Se há coisa que não tem limite é a capacidade criativa...

Dicionário de arte

http://www.artlex.com/

Este é um dicionário de arte on line que parece interessante. Está em Inglês mas não tem problema, né?

5 de nov. de 2007

E estas fotos?

Parece uma dança!! É quase inacreditável que na natureza existam imagens tão puras, tão compostas, tão perfeitas. Mas se não fosse na natureza onde seria?
CR

3 de nov. de 2007

Alguns animais e não só!!

Deixo-vos aqui mais fotografias, algumas delas sobre animais. Saber como fotografar não é só conhecer a máquina ou saber teoricamente o que deve ser feito. É sem sombra de dúvida uma forma de expressão que envolve uma sensibilidade artística na construção da imagem. E não se pode inventar! Há que partir da realidade observável e reinterpretá-la através de um determinado ponto de vista.
Extraordinário!!
CR

Fotografias espéctaculares!!

Ponham aqui os olhos!!
São espectaculares! Não se consegue apontar um único defeito. Nada é deixado ao acaso na construção destas imagens fotográficas!!